Os sistemas do corpo Circulatório e linfático

Sistema cardiovascular: Esse sistema é responsável pela condução do sangue para que sejam transportados:

gases

nutrientes

resíduos metabólicos

hormônios

calor

Esse sistema distribui o mecanismo de defesa e a coagulação sanguínea. O sangue conduzido é rico em oxigênio, nutrientes e energia, passa por uma rede de vasos, artérias, arteríolas e capilares.

Enquanto o sangue faz o percurso ocorre a eliminação de resíduos, como o gás carbônico.

O sangue é dividido em :

arterial e venoso

O sangue é formado pelo tecido conjuntivo líquido, composto por uma parte líquida, plasma e células sanguíneas: as hemácias, ou glóbulos vermelhos, que realizam o transporte do oxigênio por meio da proteína que contem ferro e compoe o núcleo da célula, os leucócitos ou glóbulos brancos, os quais são maiores que as hemácias e são responsáveis pelo combate a infecções e pelas plaquetas que formam os coágulos sanguíneos.

artérias: são formadas por tecido muscular elástico, possuem paredes grossas de calibre interno estreito.

Veias: possuem paredes musculares largas, calibre interno fino, não sofrem pressão do coração e não apresentam elasticidade.

O coração: possui a forma de cone truncado, é orgão que impulsiona o sangue para que ocorra o transporte de substâncias para os demais órgãos. O músculo do coração é estriado e envolvido pelo pericárdio.

Sistema linfático:

 

Esse sistema realiza a manutenção do líquido tissular e auxilia a drenagem venosa responsável pela absorção de moléculas grandes por meio da absorção do líquido intersticial, sem a presença de um órgão bombeador. Auxilia na MATURAÇÃO das células de defesa( linfócitos B e T) e produz anticorpos. O sistema linfático remove o excesso de fluído do corpo e devolve para o sistema cardiovascular.

Composição:

Capilares linfáticos

vasos linfáticos

troncos linfáticos

baço

timo

tonsilas linguais

ductos linfáticos

linfonodos

A linfa é o líquido intersticial absorvido pelo capilar linfático, rico em proteínas, água e eletrólitos que possui uma composição parecida com a do plasma. Parte da linfa circulante é proveniente do fígado e dos intestinos. Troncos linfáticos são as junções dos ductos torácicos e linfáticos direito e esquerdo.

Baço: órgão linfoide localizado à esquerda do plano mediano, entre o nono, o décimo par de costelas. O baço funciona como reservatório de sangue, além de possuir também a função de eliminar as hemácias com mais de 60 dias e preparar nova hemoglobina pelo ferro liberado na destruição dessa hemácias.

Timo, órgão linfóide que auxilia na maturação dos linfócitos T que destrói os micro-organismos causadores de doenças.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail
Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários no Facebook